quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Primeira impressão

Planear Erasmus é algo que demora muito tempo e pensar em um dia fazer, mais tempo demora. Comecei a pensar nisso ainda andava no secundário e lia documentários de quem já tinha amado tal experiência. A decisão de planear o sítio surgiu-me na entrada para a faculdade. Não é fácil escolher, mas também não acho que o sítio seja realmente relevante, a ida é mais!

De entre as várias opções oferecidas pela minha faculdade, escolhi Republica Checa. Porque? Não sei. Calhou, as vezes as coisas “calham”, sem muitas explicações.

O facto é que entre o pensar e chegar o tal aguardado dia 2 de Outubro não demorou assim tanto, quando dei por mim estava dentro do avião.

Chamo-lhe sonho aventureiro porque parti completamente sozinha, sem saber muito bem o que me esperava, nem quem esperava. A minha única segurança eram duas raparigas que conheci através de um mail, de Lisboa que já estariam em Pardubice (a minha cidade de destino) antes de chegar.

Aquelas despedidas que vemos nos filmes, foi exactamente o que senti, saber que as pessoas que ali estão e fazem parte de mim não as vou ver pelo menos nos 3 meses seguintes. Depois há quem diga assim: ah porque 3 meses é pouco tempo e passa a correr! Até pode passar a correr, mas são as pessoas com quem convivo, com quem me dou, com quem sou feliz e aí 3 meses é muito, por também muito que eu queira cá estar.

Depois ouvia uma história de quem dizia que os primeiros dias são horríveis e que são os que custam mais… Pensava eu para mim: Ah! Os primeiros dias devem é ser os mais giros! Lá mais para a frente é que deve custar aguentar as saudades... No início estamos motivados, conhecemos montes de gente e vamos as festas todas! Enganei-me! As pessoas tinham razão, os primeiros dias foram realmente os piores, o primeiro então simplesmente horrível!

Nós criámos muitos hábitos e quando nos vemos do outro lado do mundo com tudo completamente diferente e nada nosso é muito estranho.

A minha primeira impressão de tudo isto foi péssima, a residência tinha um aspecto escuro e estranho, os corredores enormes e sem cor e as pessoas olhavam para mim como uma completa estranha. O quarto apresentava-se sujo e mal cheiroso! Naquele momento o controle sobre mim própria para não desesperar e pensar em regressar foi imenso.

Com todo este panorama era de esperar que a primeira noite fosse a pior de sempre!

Sem comentários: