quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Prosim, que tenho que elogiar a checa!

Prosim, prosim, é a palavra que mais oiço em checo desde de que cá estou… E perguntam-me então que raio será isso… Pois é, não tem tradução, mas serve para tudo… As vezes, para um se faz favor, outra vezes, o que deseja, ou, com licença, ou, também um de nada… E mais coisas que ainda não percebi.
Então prosim que tenho de falar da forma como os checos tratam dos seus cães. Eu como apaixonada por eles, é importante!
É espantoso como desde de que cá cheguei não vi UM cão abandonado na rua! Estranho não é? Pois é, mas temos de lhes tirar o chapéu neste sentido!
A explicação para tal acontecimento, julgo eu, ser porque os animais podem entrar em TODO o lado com os seus donos! Em nenhum restaurante, café, bar, transporte, loja etc. tem aquele símbolo irritante de proibido a entrada à animais!
E lá os vejo imensas vezes, ali sossegados, sentadinhos ao pé dos seus donos com a maior paz do mundo.
Pois é, meu querido país, porque é que isto não se passa por ai? Aqui não há problemas de cocos, xixis nem cheiros dentro dos sítios, porque é que ai tem de haver?
Outra coisa que reparei e agora já percebi o porque, é que quando chamo algum cão, são poucos os que querem vir na minha direcção receber festas. Porque será? Porque se calhar, como estão sempre como os seus donos, não querem saber de festas de terceiros, já tem quem os proteja e os mime suficientemente.
Coisa que não acontece em Portugal, devido às longas horas que eles passam sozinhos ou sem saírem como os donos, sem ser o básico gesto de irem à rua.
Era sobre isso que gostava que reflectissem… Se gostam realmente dos vossos animais, façam-nos sentir bem! Sintam necessidade de estar, sempre que poderem, com quem tem uma enorme admiração por vocês.
E enquanto vou pensado nestas coisas, vou tendo cada vez mais saudades da minha cadelinha…. Que segunda a minha mãe, levantasse do sitio sempre que ouve: “é a mana!”, fantástico, querem melhor coisa que isto?

2 comentários:

JP disse...

Porque infelizmente em Portugal ainda há quem pense que a porta de entrada do meu prédio é o melhor sítio para deixar o seu amiguinho marcar território!

JP disse...

NÃO TE LIGO NENHUMA??? Estou chocado! Eu já te fiz frases poéticas declarando o meu amor eterno, eu já fiz planos de como vai ser a nossa casa e os nossos filhos, E NÃO TE LIGO NENHUMA??? Ai, vida injusta!